sexta-feira, 2 de outubro de 2015

INSTALAÇÃO DA LICENÇA USERFUL PARA MULTITERMINAIS COM LE 5


Se você teve a oportunidade de participar do 3º Ciclo de Oficinas Técnicas promovido pelo NTE Ceilândia, provavelmente já aprendeu a instalar ou atualizar o seu Sistema Operacional para o Linux Educacional 5. No entanto, nos computadores multiterminais aquela tela que faz exigência da instalação da licença pode estar aparecendo e dificultando a utilização, pois ninguém merece a interrupção de uma pesquisa por uma tela em contagem regressiva, não é mesmo ? Para resolver este problema, darei as orientações que aprendi com meu amigo André, do NTE Brazlândia. Mas já aviso que a solução requer ações bastante técnicas e de nível um pouquinho mais aprofundado que o básico. Vamos às etapas:

1) Logue em uma das estações com perfil OUTRO utilizando o login admin e senha também é admin

2) No desktop digite CTRL + ALT + T para abrir o terminal

3) Digite sudo su

4) digite a senha admin e dê enter

5) Agora copie o seguinte código  pico /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules

6) Cole (usando o botão direito do seu mouse) o código copiado lá na configuração do terminal  

7) No Arquivo que será aberto altere o termo NAME=“eth0” para NAME=“eth1”   Obs: você precisa usar as setas do teclado para caminhar até o local adequado.8) Salve o arquivo usando o atalho CTRL + O  (É um O de OVO ! Não é um zero não! Depois pressione Enter)

9) Feche-o utilizando o comando CTRL+X (pressione Enter)

10) Reinicie o computador digitando a palavra reboot no terminal (pressione Enter)

11) Se ainda aparecer problemas de licença nesta máquina reinicie novamente.

12) Você também pode verificar se a licença está instalada corretamente acessando o seguinte

caminho: INICIAR / FERRAMENTAS DE SISTEMA / ADMINISTRAÇÃO /USERFUL

CENTRO DE CONTROLE, digite a senha admin e vá ao passo 13

13) Posicione o mouse sobre o item OPERAÇÕES DE SISTEMA (à esquerda) e escolha a opção

LICENCIAMENTO. Se aparecerem os detalhes da licença é porque tudo está resolvido. Caso

contrário reinicie a máquina e verifique novamente;


14) Caso nada tenha dado certo, repita todas as operações. 

Boas atualizações a todos !!!

Ray

3 comentários:

  1. Defina claramente o problema ou a necessidade técnica. Inclua detalhes como erros específicos, comportamento do sistema, e impacto no trabalho.

    ResponderExcluir