quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Oficina na Escola Classe 65





















Mais uma oficina realizada com sucesso!!!


Gostaria de parabenizar aos 43 professores que participaram ativamente desse momento.
Espero que possam propiciar a partir de agora momentos prazerosos de construção/ reconstrução de saberes aos seus educandos utilizando os recursos do laboratório de informática.
Um muito obrigada pela recepção.

Aguardo notícias.

OFICINAS NO NTE

Diante das solicitações dos professores, o NTE Ceilândia estará oferecendo nos meses de outubro e novembro diversas oficinas de aplicativos educacionais ( blog, impress, calc, hagaque, etc) no próprio NTE situado dentro do CEM 02 (ao lado da Regional de Ensino).
As vagas são limitadas a 25 professores por turno.
Faça sua inscrição no link abaixo.

Inscrição para oficinas

Os professores serão selecionados obedecendo a ordem de preenchimento do formulário e posteriormente serão avisados através do e-mail.

Participem!!!

Esperamos vocês.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

OFICINA - PROJETOR PROINFO



   
Realizaremos na próxima sexta-feira (30/09), no NTE Ceilândia (CEM 02), uma oficina sobre a utilização do equipamento PROJETOR PROINFO com as escolas que foram contempladas neste primeiro momento. 

Favor enviar um representante para participar desta formação no período MATUTINO de 8h as 11h.

Obs.: Escolha um representante que tenha algum conhecimento na área de informática, para que o mesmo possa ser multiplicador do uso do equipamento em sua escola.



Participe!!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

OFICINA LINUX - EC 25

Após vários desencontros e remarcações, hoje realizamos a Oficina do Linux Educacional na Escola Classe 25. A oficina teve vários diferenciais. Durante todo momento de sensibilização houve a participação do professores da escola com muitos questionamentos a cerca do uso dos recursos tecnológicos presentes ali. Essa interação tornou o encontro um momento muito proveitoso, esclarecedor e motivador. Os professores conheceram os Programas Educacionais do Linux e já se interessaram por novas Oficinas. Outro diferencial foi a presença do NTE Samambaia, representado pela professora Vívian, que veio ver a dinâmica utilizada em nossas Oficinas e levar este trabalho para as escolas de Samambaia. Agradecemos aos professores da EC 25 pelo carinho com que nos acolheu. Agradecemos, também, ao NTE Samambaia por prestigiar nosso trabalho. Colocamo-nos à disposição para as demais escolas e/ou NTE na realização de outras oficinas. Um grande abraço a todos.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mais uma oficina de sucesso!


Essa semana também visitamos a Escola Classe 62 e apresentamos as funções do núcleo, bem como também exploramos os jogos educacionais do Linux Educacional.
Muitos desconheciam tais jogos e já ficaram entusiasmados com as diversas possibilidades no laboratório. Acredito que a partir de agora esse espaço será bem explorado.
Aguardem notícias!!!

Obrigada pela presença de todos.
Adriana Moura

OFICINA LINUX - CEF Profª Maria do Rosário

Mais uma quarta-feira, mais uma coletiva, mais uma Oficina do Linux Educacional. Uma das escolas atendida nesta semana foi o CEF Professora Maria do Rosário que fica na Ceilândia Norte. A escola é enorme e atende desde turmas do Infantil até o 6º ano do Ensino Fundamental e algumas Classes de Correção de Fluxo. Assim como a escola, enorme também era a alegria e participação dos professores nesta Oficina. O medo do "desconhecido Linux" tornou-se aos poucos sendo vencido, dando lugar a planejamentos de aulas e muita motivação.
Esperamos nos re-encontrar em breve para compartilharmos bons resultados desta oficina.
Até mais.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Oficina na Escola Classe 10 de Ceilândia



Hoje, a Escola Classe 10 deixou um pouquinho o UCA e explorou os recursos do laboratório de informática , e se divertiram muito com os jogos educacionais.
Antes mesmo de finalizarmos a oficina já estavam organizando uma agenda para trazer seus alunos e também propiciar a eles ótimas sensações de descobertas e desafios.
Obrigada a todos pela atenção!!!
Adriana Moura

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

OFICINA DE BLOG

Atendendo à solicitação do professores que estiveram presentes na última segunda-feira (12/09) na formação destinada  ao Núcleo Pedagógico da DREC, realizamos hoje nossa Oficina de Blog.
Iniciamos nossas atividades, pontualmente, às 14 horas  mostrando alguns usos pedagógicos do Blog de professores da própria rede. (Ver links abaixo)
http://curtasociologia.blogspot.com/
http://zazelis.blogspot.com/

Apoiados nestes exemplos, desvendamos passo-a-passo as configurações do blog, o design, os comentários e as postagens.
Mexe daqui, mexe dali... Cada participante saiu da oficina com seu blog criado.
Foram muitas informações, por isso mesmo colocamo-nos à disposição para auxiliar cada núcleo na criação de seus blogs.
Abraço a todos e bom trabalho!!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Correio Braziliense - Cidades DF - Brasília passa a ter acesso gratuito à internet na região central da cidade

Pessoal, agora já podemos ter acesso à internet gratuita no Parque da Cidade, na Rodoviária do Plano Piloto e no Estádio Nacional de Brasília.

Leia a reportagem abaixo e fique informado.


Correio Braziliense - Cidades DF - Brasília passa a ter acesso gratuito à internet na região central da cidade





Projetor Proinfo

Aprenda a utilizar de maneira segura o Projetor Proinfo de sua escola !

Baixe a cartilha digital e salve-a em seu computador. Depois é só dá um "click" e ficar por dentro de todas as dicas. Basta acionar o botão "Baixar agora" na foto abaixo e esperar que ele apareça na página sequinte para acessá-lo pela segunda vez clicando na frase em inglês "Download Now". Depois, aguarde a contagem regressiva ser finalizada, clique na mensagem "Download file now" e escolha o local do seu computador onde o arquivo será salvo.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Oficina na Escola Classe 56 de Ceilândia


Neste dia , os professores foram convidados a uma coordenação diferente e prática: um momento em que exploraram alguns recursos do Linux Educacional, em especial, os jogos educacionais.
Ao término, os depoimentos eram de ânimo para colocar em prática com seus alunos, de surpresa, pela facilidade no manuseio e no seu uso pedagógico.
Espero mesmo que esse momento tenha auxiliado a todos em mais uma forma de aproximar o computador a assuntos de sala de aula.
Meu muito obrigada pela recepção!
Adriana Moura

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

OFICINA LINUX - EC 12

Hoje a EC 12 recebeu a visita de um multiplicador do  NTE Ceilândia para mais uma Oficina do Linux Educacional. Aproveitamos o momento para fazer uma sensibilização quanto ao uso do Laboratório e apresentar o trabalho do Núcleo de Tecnologia Educacional e suas atribuições. Os professores aprenderam a manusear o Projetor Proinfo que a escola recebeu e se divertiram com os Programas Educacionais do Linux. Foi um momento de grande aprendizagem. Agradecemos a participação de todos os professores e esperamos por  um próximo encontro.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

WEBQUEST

Você sabe o que é uma WebQuest?
A WebQuest é uma atividade didática para incluir nas aulas a Internet. O principal objetivo da Webquest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.
Pelas WebQuest, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema. Os estudantes simulam um papel, por exemplo, ser jornalista para investigar a crise energética que afeta uma região. Desse modo, as WebQuests utilizam problemas ou situações do mundo real e tarefas autênticas para despertar o interesse dos alunos. Sua base teórica é construtivista, o que permite aos alunos transformar a informação e compreendê-la.
Fonte: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233

No curso Proinfo Integrado, nossos alunos aprenderam a construir uma WebQuest. Clique nos links abaixo e conheça alguns trabalhos realizados.
Alimentação Saudável
Minha História
Caça a Geometria
Vamos aprender sobre cidadania?

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Formação DREC



Hoje o NTE Ceilândia preparou uma atividade diferente. Fizemos uma formação exclusiva para os professores do Núcleo Pedagógico da Regional de Ceilândia. Vimos que havia a necessidade de que as demais equipes do NP conhecessem nosso trabalho  e assim pudéssemos nos ajudar no atendimento às escolas. A formação foi dividida em dois momentos para atender um número maior de professores: um de 8 as 10 horas e outro de 10 as 12 horas. Toda a equipe de multiplicadores do NTE Ceilandia se empenhou para fazer desta formação um grande momento de partilha. Foram abordados desde o Projetor Proinfo aos cursos e oficinas oferecidos pelo NTE. Mostramos os Programas Educacionais do Linux, o curso Geogebra, o uso da Agenda Google e do Google Docs e o uso pedagógico dos Blogs, dentre outros. O sucesso desta formação foi o agendamento de uma Oficina de Blogs  para o NP. Na próxima segunda-feira teremos mais um momento juntos. Esperamos por todos e agradecemos a participação de todos que estiveram aqui. Um grande abraço, Equipe NTE Ceilândia.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Encerramento da Formação do Programa Corredor Digital

O NTE Ceilândia e a Escola Classe 66 estiveram presentes durante toda a formação do programa Corredor Digital. E ontem , dia 08/09, participamos do encerramento dessa formação, com a entrega dos certificados.
Agradecemos a parceria do IBICT e esperamos usufruir de todos os conhecimentos e os recursos tecnológicos advindos com esse programa em prol de uma educação mais inclusa, mais justa e que possa atender os anseios dos nossos alunos.
Nosso muito obrigado!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Oficina no CEF 16

Olá pessoal,

Estivemos dia 01/09 , em mais um momento bastante enriquecedor com os professores e direção do CEF 16 de Ceilândia.Podemos apresentar toda nossa linha de trabalho , quem somos e em que podemos auxiliá-los em relação as tecnologias no âmbito escolar. Aproveitamos a oportunidade para apresentá-los mais um recurso récem- chegado: O Projetor Proinfo do MEC.
Todos ficaram por dentro de todos os programas e recursos utilizados e se mostraram interessados numa nova modalidade: o Moodle, que pode auxiliar muito no processo ensino-aprendizagem. Acreditamos numa bela parceria!!!
Obrigada a todos pela recepção!